Vereadora Rita Della Giustina busca políticas públicas de proteção e amparo aos animais

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Uma das bandeiras do mandato é a proteção dos animais. Desde o início do mandato a vereadora busca contribuir no Poder Legislativo para a criação de políticas públicas a fim de proteger os animais.

A vereadora Rita Della Giustina(PT) vem debatendo desde 2017 a importância de se construir políticas públicas que visem a proteção e amparo aos animais. Sua primeira ação foi em 2017, ao encaminhar um projeto sugestivo ao Executivo Municipal para que este fizesse através de parcerias a substituição das carroças de tração animal por outro tipo de carroças motorizadas.

Em 2018 e 2020, ou seja, por duas vezes então, foi encaminhado indicação, solicitando que a prefeitura criasse um projeto com o objetivo de fazer a substituição de carroças de tração animal, mas não houve retorno positivo.

No início de 2020 foi feito o encaminhamento do projeto de lei intitulado “Cavalo de Lata” que visava à redução gradativa do número de veículos com tração animal e sua substituição por veículos de tração elétrica ou mecânica. O projeto, conforme entendimento da consultoria jurídica da Câmara de Vereadores, só poderia ser encaminhado pelo Executivo.

Outra solicitação, encaminhada em 2019 e defendida pela vereadora Rita Della Giustina é a criação de um Conselho e um Fundo de proteção e amparo aos animais.

A criação destes projetos, também pode ser considerada uma questão de saúde pública, uma vez que é comum vermos animais mal cuidados circulando pela cidade e, para solucionar o problema, há alternativas como os projetos mencionados.

A hotelaria para colocação dos animais que sofrem maus tratos também foi uma indicação que fizemos nesta semana. Estes projetos são uma forma de não tirar o trabalho das pessoas que dependem desse transporte para sobreviver.

“Em pleno século XXI presenciamos diariamente nas ruas das cidades carroças puxadas por cavalos famintos, sedentos e submetidos a todo tipo de maus tratos. Além disso, é comum vermos animais abandonados, simplesmente descartados. Por isso precisamos encontrar formas para ampará-los e também auxiliar seus donos”, ponderou a vereadora.

Ass.ª de Comunicação

Ass.ª de Comunicação

Sobre a Vereadora

Pedagoga há mais de vinte anos, Professora Rita Della Giustina está em seu segundo mandato na Câmara de Sapiranga, tendo sido a vereadora mais votada em 2020, com 1.681 votos. Em 2018 foi candidata ao cargo de Deputada Federal e obteve 7.907 votos, sendo a segunda mulher mais votada do Partido dos Trabalhadores no RS.

Redes Sociais

Acesse Também

Filie-se PT

Material Para Download

Revista Elas Por Elas

Últimas Notícias